Primeiro Ar Condicionado Split com Matter da Panasonic

O Matter 1.2, lançado em meados de outubro de 2023, introduziu diversas novas categorias de dispositivos compatíveis, incluindo a integração com ar condicionado. Anteriormente, o Matter oferecia suporte apenas a termostatos.

Após o anúncio da CSA (Connectivity Standard Alliance), a Panasonic agiu rapidamente e já obteve, em 01/03/2024, a homologação do primeiro ar-condicionado do tipo split, cujo modelo é amplamente utilizado no Brasil, junto à certificadora do protocolo Matter.

Foto do modelo fornecido pela Panasonic para a CSA (Imagem: Divulgação/CSA).

Na página da CSA, são fornecidos alguns detalhes do dispositivo, que possui SKU CS/CU-HU12AKYF, destacando sua compatibilidade com as principais plataformas de casa inteligente, como o Google Assistant e Amazon Alexa. Graças ao Matter, espera-se também que seja compatível com o Apple Home e o Samsung SmartThings.

O ar condicionado é do tipo inverter, o que deve resultar em economia de energia, e está projetado para operar em tensões de 100-240V.

Uma das funcionalidades curiosas é o ECONAVI, que promete a integrar sensores de atividade humana e detecção de ausência. Esses sensores, segundo a Panasonic, ajustarão automaticamente a temperatura e o movimento conforme a presença de indivíduos no ambiente.

A Panasonic homologou também outros modelos de ar condicionado, embora a imagem sugira que sejam apenas variações do mesmo modelo. A confirmação dessa informação só será possível quando as vendas forem iniciadas.

Fonte: CSA.

Compartilhar