Primeiro Robô Aspirador Compatível com Apple Home e Matter é Anunciado

A CES 2024 está acontecendo neste momento e já revelou diversos produtos voltados para residências inteligentes. Até o momento, o mais intrigante, sem dúvida, é o Roborock S8 Max Ultra e S8 Ultra, ambos compatíveis com o novo padrão Matter e, consequentemente, com o Apple Home.

Até então, o HomeKit não oferecia suporte para robôs aspiradores, mas com o lançamento do novo padrão Matter 1.2 em outubro, a plataforma se tornou compatível com uma variedade de novos produtos, como ar-condicionado, geladeiras, termostatos, lavadoras de louças e roupas, entre outros.

Atualmente, não há informações sobre como o produto se comportará no serviço de casas inteligentes da Apple, muito menos o funcionamento com outras plataformas. Todavia, de acordo com a Connectivity Standard Alliance, a CSA, é esperado que as plataformas tenham controles básicos como ligar/desligar a limpeza, acompanhar o progresso, definir modos de limpeza, além de informações de status.

Além de estar equipado com os mais recentes protocolos, o novo robô da Roborock apresenta um pequeno braço robótico com um esfregão aprimorado, projetado para limpar cantos e espaços apertados que geralmente não são acessíveis a esse tipo de dispositivo.

Base multifunção RockDock Ultra (Imagem: HomeKitAuthority)

Para fazer par com o robô, a Roborock também trouxe a base carregadora RockDock Ultra, que possui múltiplas funções: recarregar, esvaziar o lixo, reabastecer a água (com dispenser de detergente) e até mesmo lavar e secar o esfregão.

Os preços sugeridos são de US$ 1799,99 para o S8 MaxV Ultra, enquanto o S8 Max Ultra terá um preço de US$ 1599,99 e devem começar a ser vendidos em abril nos EUA. É um preço considerável, porém não há previsão de lançamento no Brasil, já que a Roborock ainda não comercializa produtos por aqui.

Fonte: HomeKitAuthority