TP-Link traz ao Brasil primeiro robô aspirador com suporte ao Matter e Apple Home!

Há alguns meses, noticiamos que o Roborock S8 Max Ultra seria o primeiro robô aspirador do mercado compatível com o padrão Matter. Desde então, a lista de dispositivos com suporte ao protocolo cresceu, e agora inclui modelos disponíveis no Brasil, graças à TP-Link e sua linha de casa inteligente Tapo.

A fabricante confirmou que os modelos Tapo RV30 Max e Tapo RV30 Max Plus já receberam a atualização de firmware V1_1.2.1 Build 250122, que adiciona suporte ao Matter 1.3. Além disso, o modelo Tapo RV20 Max, previsto para chegar oficialmente ao Brasil em breve, também deverá receber suporte ao protocolo por meio de atualização futura.

Changelog da versão 1.2.1 do RV30 Max Plus informando os suporte ao Matter 1.3. (Imagem: TP-Link/Divulgação).

O QUE MUDA COM O MATTER?

O suporte ao Matter finalmente permite que robôs aspiradores sejam integrados a plataformas de terceiros que já reconhecem essa categoria de dispositivos, como Apple Home, Samsung SmartThings e Amazon Alexa.

No ecossistema da Apple, por exemplo, os robôs compatíveis com Matter são atualmente a única forma de integrar esse tipo de dispositivo ao Apple Home, já que o protocolo HomeKit não oferece suporte nativo a aspiradores.

RV30 Max Plus encontrado e pareado na plataforma Samsung SmartThings através do Matter. (Imagem: Eduardo).

AINDA LIMITADO…

Apesar dos avanços, o Matter 1.3 para robôs aspiradores ainda oferece funcionalidades básicas. Os usuários podem iniciar ou pausar limpezas, selecionar cômodos específicos para limpeza, alternar entre modos como “aspirar” ou “aspirar e passar pano”, enviar o robô de volta à base ou selecionar o nível de potência de sucção da limpeza.

Recursos mais avançados, como definição de zonas de limpeza, configuração de mapas ou agendamentos personalizados, ainda dependem do aplicativo proprietário da TP-Link, o Tapo. Ainda assim, a compatibilidade com o Matter representa um grande passo: com ele, é possível controlar o robô localmente e sem conexão com a internet — algo que poucos modelos no mercado oferecem atualmente.

PLATAFORMAS COMPATÍVEIS

De acordo com a TP-Link, os robôs aspiradores da linha Tapo com suporte ao Matter são atualmente compatíveis com as plataformas Samsung SmartThings e Amazon Alexa. Já o Apple Home e o Home Assistant, embora ainda não estejam oficialmente listados, também devem ser compatíveis, graças aos recentes updates que liberaram a funcionalidade.

Lista de compatibilidade divulgada pela TP-Link. (Imagem: TP-Link/Divulgação).

Vale lembrar que, para utilizar o robô em plataformas de terceiros, será necessário um hub de casa inteligente compatível com Matter, como uma Apple TV, de sua plataforma preferida.

OS ROBÔS

Para quem se interessa pela tecnologia, o TP-Link Tapo RV30 Max Plus já está à venda no Brasil por cerca de R$ 2.899,00. Trata-se da versão mais completa da linha, equipada com função de limpeza úmida (mop)base autolimpante com descarte automático de resíduos e sensor LiDAR avançado, que melhora significativamente a detecção e o desvio de obstáculos.

Já o modelo Tapo RV20 Max, previsto para ser lançado em breve no país, também conta com a função mop e um sistema de navegação com LiDAR simplificado, oferecendo uma alternativa mais acessível com recursos essenciais.

Vitor Gomes, também conhecido como vctgomes, é bacharel em Engenharia Elétrica pela UniFG (Centro Universitário UniFG). Ele tem 25 anos e vive no interior da Bahia. Graças à sua habilidade em TI, conhecimento em informática e seus hobbies em casa inteligente, decidiu criar o PontoByte.com, onde expõe suas opiniões sobre vários produtos de casa inteligente.