O Aqara M3, lançado em 2024, marcou a entrada da marca no ecossistema Matter e Thread, sendo seu principal hub para unificar os lançamentos mais recentes no aplicativo Aqara. No entanto, o alto custo do M3 ainda é um obstáculo para muitos usuários.
Pensando nesse público, a empresa lançou o Aqara M100 — uma evolução do antigo Aqara E1 — que, apesar de mais acessível, traz as principais funcionalidades do M3.
DESIGN
O M100 possui design idêntico ao do E1, com aparência semelhante a um pendrive ou modem 4G. Leve e compacto, o hub mede um pouco mais que 10cm e conta com uma única porta flexível USB-A, usada exclusivamente para alimentação.
Na parte frontal, o Aqara M100 conta ainda com um botão de reset e um LED multicolorido: amarelo durante a inicialização, azul quando está ligado e configurado, e rosa enquanto busca dispositivos Zigbee.

Na traseira do hub, temos apenas algumas informações do dispositivo e o QR Code de configuração para o Apple Home, utilizado no pareamento com iPhones. Para usuários de Android, o QR Code não é necessário. O QR Code do Matter vem impresso no manual do dispositivo, mas também pode ser acessado pelo aplicativo da Aqara, que, sim, é obrigatório para utilizar este hub.

A proposta é que o dispositivo seja conectado a um carregador de celular ou diretamente a uma tomada com portas USB que forneçam ao menos 5V e 1A. Ainda assim, o consumo médio é de aproximadamente 0,80W, tornando-o altamente eficiente e compatível com qualquer carregador USB-A disponível.

Internamente, o M100 possui rádios Wi-Fi 2.4GHz, Bluetooth (utilizado apenas para paramento e sem utilidade prática ainda), Thread e Zigbee, que serão detalhados posteriormente.
APENAS Wi-Fi… MAS Wi-Fi 6!
Como hub de casa inteligente, o ideal seria que houvesse suporte a conexão cabeada para maior estabilidade. No entanto, o M100 não possui porta Ethernet, utilizando exclusivamente Wi-Fi para se conectar à rede.
Apesar disso, a Aqara compensou essa limitação com um rádio Wi-Fi 6 de 2.4GHz. Este é, inclusive, meu primeiro dispositivo IoT com suporte nativo a essa tecnologia.

Entre os benefícios do Wi-Fi 6 está o OFDMA, que ajuda a reduzir a latência e melhora a eficiência espectral, permitindo principalmente que dispositivos com baixo consumo de dados, como um equipamento IoT, operem sem impactar significativamente a rede Wi-Fi de sua casa.
MIGRAÇÃO FACILITADA
Um dos diferenciais da Aqara é seu foco em software, com atualizações constantes e recursos úteis, como a migração facilitada entre hubs. O processo transfere dados do hub antigo, como automações locais no app Aqara e dispositivos Zigbee, para o novo M100, sem exigir o reconfiguração manual de cada item.

Contudo, há limitações. Atualmente, o M100 só permite migração a partir do Aqara E1. Modelos de outras categorias, como o antigo hub M2, não são compatíveis com a migração para M100.
Além disso, a migração não inclui integrações com HomeKit ou Matter. Isso significa que será necessário parear novamente o M100 nessas plataformas, e os dispositivos Zigbee serão reconhecidos como novos, necessitando refazer as automações e reorganizar os equipamentos em cada cômodo no app Casa, por exemplo.
Apesar disso, a funcionalidade economiza bastante tempo e esforço ao evitar o reset manual de cada sensor ou atuador, sendo uma função bastante útil.
SUPORTE AO THREAD
O grande destaque do M100 é sua atuação como Thread Border Router, tornando-se uma opção extremamente acessível para quem deseja ingressar nesse novo padrão.
Durante a configuração no iPhone, o aplicativo Aqara acessa o Apple Keychain para importar automaticamente as credenciais Thread existentes, integrando-se às redes já configuradas — algo raro em hubs concorrentes, como os da Tuya, que sempre criam uma nova rede Thread ao serem adicionados.

A vantagem de uma rede Thread unificada que o M100 proporciona é capacidade de expansão e maior estabilidade. Caso o M100 falhe, outro Border Router, mesmo de outras fabricantes, podem assumir a rede, mantendo os dispositivos conectados.

Caso o usuário prefira, também possível criar uma nova rede Thread exclusiva para o aplicativo Aqara. No entanto, nos testes realizados, o app não salvou as novas credenciais no Apple Keychain, o que impossibilita o uso dessa rede por dispositivos Apple como HomePods ou Apple TVs.
No Android, pelo menos com o SmartThings, não há como integrar o Aqara M100 a uma rede Thread existente, forçando sempre a criação de uma rede separada. Como eu não tenho nenhum Google Nest Hub, não pude testar a compatibilidade com o ecossistema Thread do Google.
ZIGBEE LIMITADO
O maior empecilho da plataforma Aqara é a trava de seus hubs Zigbee para produtos da fabricante. Para piorar, a maioria desses dispositivos possui preços elevados e são pouco acessíveis, mesmo em plataformas como o AliExpress.
Montar uma casa inteiramente integrada ao aplicativo Aqara torna-se, portanto, uma tarefa difícil para nós, brasileiros. Por essa razão, utilizo o app Aqara apenas como ponte para exportar os dispositivos para o Apple Home ou outras plataformas compatíveis com Matter — assunto que abordarei a seguir.
MATTER CONTROLLER E MATTER BRIDGE
Vários hubs da Aqara possuem suporte ao padrão Matter, mas nem todos funcionam como Matter Controller, como é o caso do M3 e do M100. Explico as diferenças:
- O Matter Bridge permite que dispositivos Zigbee específicos conectados ao hub sejam expostos como dispositivos Matter, mesmo que não sejam realmente Matter.
- Já o Matter Controller permite que dispositivos Matter de terceiros sejam adicionados ao aplicativo Aqara.
Embora a maioria dos hubs da marca atue como Matter Bridge, apenas o M3 e o M100 são Matter Controller e permitem a adição de dispositivos Matter externos ao ecossistema da Aqara.

Isso faz sentido se você pretende utilizar a função de alarme ou usar o aplicativo Aqara como a plataforma principal do usuário — o que, considerando alternativas mais robustas como Apple Home, SmartThings ou HomeAssistant, pode não ser o caso da maioria dos usuários.
Além disso, a atuação do M100 como Controller não é tão boa. Em meus testes, dispositivos como os interruptores da Zemismart ou o relé Thread da Magic Cube são incompatíveis, tornando a experiência de usar o app Aqara como plataforma ainda mais limitada.
O M100, assim como os modelos M2 e M3, também é compatível com o Signals — recurso que permite sincronizar funções ainda não disponíveis no Matter, como o sensor de presença FP2, com botões e sensores diretamente no aplicativo de casa inteligente.

O funcionamento do Aqara M100 como Bridge é satisfatório e não há desconexões, tal como vários outros hubs da marca. A quantidade de dispositivos Zigbee que podem ser expostos como Matter é considerável, mas ainda há limitações. Exemplos disso são a minha lâmpada Aqara L1-350 e o sensor de portas e janelas da Xiaomi, que não são exportados como dispositivos Matter.

APPLE HOME
Assim como o Aqara E1, o M100 também é compatível com o HomeKit, sendo este o protocolo mais indicado para conexão ao Apple Home, caso você utilize um iPhone.
O HomeKit oferece uma lista mais ampla de dispositivos Zigbee da Aqara compatíveis em comparação ao Matter e, além disso, suporta o recurso Adaptive Lighting, que adapta as cores das lâmpadas de acordo com o horário do dia e é útil se possui uma lâmpada da própria fabricante.
HUB CHINÊS E HUB GLOBAL
Caso você decida iniciar no ecossistema Aqara, é bem provável que encontre os dispositivos apenas no AliExpress. O problema das plataformas de varejo chinês é que, em muitos casos, os produtos vendidos são versões chinesas, que funcionam exclusivamente com o servidor da China no aplicativo Aqara.

Não se preocupe com o idioma: o aplicativo continua funcional. No iOS, o app Aqara permanece em inglês, enquanto no Android pode ser utilizado em português.
A principal limitação do servidor chinês está na integração com assistentes virtuais. Como Amazon e Google não operam oficialmente na China, os dispositivos adicionados nesse servidor não poderão ser vinculados às skills da Aqara nos apps da Alexa ou do Google Home.
Porém, como estamos tratando de plataformas compatíveis com Matter — cujo funcionamento é totalmente local e não depende da internet — ainda é possível parear o hub M100 diretamente ao Google Home ou à Alexa via Matter, contornando a necessidade das integrações oficiais.
LIMITAÇÕES COM OS HUBs MAIS CAROS
A primeira diferença está na ausência de um emissor infravermelho (IR), presente no M3, que permite ao hub funcionar como um controle remoto universal. Esse recurso, além de ampliar o controle local de dispositivos IR, também possibilita a exportação de algumas categorias desses dispositivos para o Apple Home (HomeKit) e para plataformas Matter.
Outra limitação é em relação ao uso do M100 como central de alarme. Embora seja possível configurar sensores Zigbee ou Matter (inclusive de terceiros) como acionadores, o M100 não possui alto-falante embutido, o que restringe os alertas a notificações no celular. Uma forma de contornar essa limitação é utilizando hubs antigos da marca, como o Aqara M2, que contam com alto-falante integrado e podem atuar como sirene.

Por fim, temos uma diferença significativa em termos de capacidade de dispositivos conectados. Enquanto o Aqara M3 suporta até 64 dispositivos Zigbee diretamente e até 127 com o auxílio de repetidores, o M100 permite a conexão de apenas 40 dispositivos no total — sendo no máximo 20 Zigbee diretamente ligados ao hub. Isso representa uma redução considerável na capacidade e pode ser um fator decisivo dependendo do tamanho da sua instalação.
VALE A PENA?
Apesar das limitações da plataforma Aqara, os dispositivos da fabricante são bem construídos e de boa qualidade. Mesmo para quem não pretende investir exclusivamente em produtos da marca, adquirir o M100 pode ser uma excelente escolha, por se tratar do Thread Border Router mais acessível disponível atualmente.
Ainda que você já possua outros Thread Border Routers, como um HomePod, o M100 continua sendo uma adição vantajosa. Ele pode ser utilizado para expandir sua rede Thread existente e, graças ao seu design compacto, pode ser facilmente instalado em qualquer tomada, especialmente em locais onde a cobertura Thread seja deficiente.

Pelo preço médio de R$ 150,00 no AliExpress, o conjunto de recursos oferecido — incluindo suporte a Matter, Thread e Zigbee — torna o M100 uma opção com excelente custo-benefício. Ele entrega boa parte das funcionalidades do M3, mas com um preço muito mais competitivo.