iOS 18: Quais novidades para Casas Inteligentes?

Em toda WWDC, a Apple aprimora ainda mais sua plataforma de casa inteligente, o Apple Home, trazendo várias novidades ao HomeKit e novas funcionalidades em geral. Na WWDC de 2024, não foi diferente, com diversas inovações anunciadas, além das melhorias que devem ser notadas pela comunidade.

Fechaduras Inteligentes com UWB

Já faz algum tempo que a Apple implementou a capacidade de utilizar o NFC dos iPhones para destrancar fechaduras inteligentes compatíveis com o HomeKey (nome da funcionalidade), inclusive com o iPhone tecnicamente descarregado.

Desbloqueio por proximidade, através da antiga funcionalidade HomeKey.  (Imagens: Apple Insider).

Agora, graças à nova funcionalidade apelidada de “Hands-free Unlock” (“desbloqueio de mãos livres”), você nem precisará utilizar o telefone para destrancar a porta. Basta se aproximar da fechadura usando seu Apple Watch Series 6 ou superior, ou um iPhone 11 ou superior (modelos com UWB), para que a fechadura destranque automaticamente, algo que a Apple chamou de “Express Mode” (“modo expresso”).

Popup explicando o funcionamento da funcionalidade Express Mode. (Divulgação: Apple).

Acesso de Convidados

Ainda no campo das fechaduras e portões inteligentes, a Apple permitirá a adição de convidados que poderão controlar alguns acessórios da sua casa, como fechaduras, portões de garagem ou sistemas de alarme.

Captura de tela da funcionalidade de Acesso de Convidados. (Divulgação: Apple).

Essa funcionalidade será muito útil quando você receber visitas em casa e precisar que elas tenham acesso à fechadura, por exemplo, evitando a necessidade de emprestar sua chave.

A funcionalidade exigirá que você possua um Hub Apple, como o HomePod ou Apple TV, além de algum dispositivo de tranca compatível. Infelizmente, não ficou claro se todas as fechaduras inteligentes compatíveis com o HomeKit serão compatíveis.

Robôs Aspiradores

Uma funcionalidade muito requisitada pelos usuários do Apple Home era a compatibilidade com robôs aspiradores, que até então não havia APIs disponíveis, mas que finalmente estarão disponíveis futuramente.

As funcionalidades ainda parecem ser limitadas pela Apple apenas à “core functionality” (algo como “funcionalidades principais”), sendo as anunciadas: ligar/desligar, modo de limpeza, status de carregamento e aspirar ou esfregar. Tudo indica que não haverá compatibilidade com o mapa de casa gerado pelos robôs.

Essa compatibilidade era esperada, haja vista que, como anunciamos no nosso post do Matter 1.3, a compatibilidade com robôs já era aguardada e, dadas as limitações de funções disponíveis, indica que a Apple deverá usar apenas robôs Matter, ao invés de investir em sua própria API.

Uso de Eletricidade

Uma função também anunciada junto com o Matter 1.3 é a utilização de eletricidade, que foi incluída pela Apple, contando inclusive com um widget para acompanhar o uso em tempo real, além do uso de gás e uso médio.

Gráficos sobre utilização de energia elétrica. (Divulgação: Apple).

O uso de eletricidade poderá ser integrado às informações disponibilizadas pela concessionária de energia elétrica e gás, mas não há indícios de que a Apple irá suportar as APIs de consumo energético do Matter 1.3.

Infelizmente, o recurso está agendado para chegar ao decorrer de 2024 e estará disponível apenas para moradores dos EUA.

Acesso aprimorado pela Central de Controle

Embora a Central de Controle não seja uma melhoria diretamente relacionada ao App Casa, ela não pode ser desconsiderada, uma vez que finalmente permitirá editar e reordenar os seus dispositivos inteligentes favoritos, permitindo um acesso facilitado e mais ágil, ao invés do ordenamento automático.

Nova tela de Favoritos, da nova Central De Controle do iOS 18, permitindo a edição e seleção de dispositivos favoritos. (Imagem: PontoByte/Vitor Gomes).

O novo iOS 18 também ganhará uma guia única, com acesso expandido a uma gama muito maior de dispositivos.

Nova tela de acesso rápido contendo vários dispositivos HomeKit diretamente da Central de Controle.(Imagem: PontoByte/Vitor Gomes).

Além das melhorias diretas ao aplicativo Casa, o iOS 18 também abriu uma API para que desenvolvedores possam inserir toggles de acesso rápido, permitindo que apps de terceiros adicionem dispositivos na Central de Controle.

Possivelmente Muito Mais

A WWDC é apenas um resumo das principais novidades, e a Apple sempre costuma liberar recursos ou melhorias extras que não foram divulgadas no evento, como o suporte ao Matter 1.3.

A Apple tem tido um histórico muito bom em adotar o padrão Matter de forma rápida e excepcional, e me estranharia ela não repetir o feito em 2024. Portanto, eu também esperaria suporte a vários novos dispositivos, principalmente compatibilidade com vários eletrodomésticos, como lavadoras de roupas, lava-louças, fogões, exaustores, entre outros.